domingo, 29 de março de 2009

Analfabetismo funcional

Diz-se analfabeto funcional toda pessoa que sabe escrever o próprio nome, realiza cálculos e frases simples, porém não consegue interpretar o que lê dificultando assim a realização de tarefas do cotidiano e prejudicando o desenvolvimento pessoal e profissional desse indivíduo, infelizmente o número de analfabetos funcionais é imenso em nosso país, calcula-se que um em cada quatro brasileiros consegue desenvolver as habilidades de escrita e leitura para continuar aprendendo.
Mas o que fazer para melhorar esse quadro alarmante? O caminho sem dúvidas é a educação, mas devemos estar atentos pois, aumentar para nove anos o ensino fundamental não irá resolver o problema, precisamos de qualidade e não quantidade. Qualidade não só na rede de ensino, mas também nos cursos de formação de professores onde universidades sucateadas que não dão conta de atender as reais necessidades da sociedade no que se refere a formação de professores capacitados para mudar esse panorama decepcionante da educação em nosso país, desmotivando assim aquele que têm o poder de fazer a mudança acontecer.
Infelizmente o que se observa na realidade brasileira são analfabetos com diplomas, o que é resultado da má administração em torno da educação, temos que mudar isso, o incentivo a leitura deve ser o foco, também trabalhar atividades que estimulem o pensamento lógico e tudo que possa ajudar a exercitar a capacidade intelectual de nosso povo tão sofrido.

Marcos A.G

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião,isso é muito importante para nós.